Bem-vindo ao nosso ambiente!
Use, transforme, contribua e compartilhe!

Localizando números racionais na reta numérica

Objetivo

Explorar a localização de números racionais em suas representações fracionárias e decimais na reta numérica

Nível escolar

7º ano

Tempo

3h aulas

Conteúdo

  • Reta numérica;

  • Números racionais representados por fração e por decimais.

Momentos

Introdução: Professor (a), sugerimos que realize a leitura da tarefa e, paralelamente, busque sondar se eles conhecem representações diferentes do número racional, e se for preciso explique que os pontos a serem localizados tratam-se de números racionais. Isso ajudará a Além disso, poderá solicitar a formação de duplas ou grupos para responder as questões da tarefa, de modo que os estudantes possam compartilhar conhecimentos. Essa organização não é fixa, uma vez que depende do conhecimento sobre os estudantes, o número de impressões da tarefa e da perspectiva do professor.

Resolução da tarefa: Professor (a), você poderá circular na sala de aula a fim de observar como os estudantes estão respondendo e sanar suas possíveis dúvidas. Tente não responder ou mostrar “o” caminho, mas elaborar perguntas que possam fazer com que os estudantes criem seus próprios caminhos. Assim, o professor assume o papel de mediador no desenvolvimento da tarefa.

Socialização e Sistematização: Caro professor, depois que os estudantes finalizarem a tarefa sugerimos que aproveite esse momento para e fazer a socialização dos resultados na lousa, dialogando com os estudantes a respeito de como eles encontraram a resposta. Desse modo, os estudantes poderão visualizar as formas que cada grupo desenvolveu. Em seguida, poderá sistematizar o conteúdo proposto e a ideia do infinito na reta numérica.

Recursos

  • Tarefa impressa

  • Lousa

  • Lápis, caneta e borracha

 

Episódios de sala de aula


Materiais recentes


Notícias

Lançamento do ambiente virtual do Observatório


44a. Reunião ordinária da equipe do OEM


[+] outras notícias

Biblioteca

COMMA - Colaboração Online em Modelagem Matemática

Blog dos Materiais Curriculares Educativos produzidos pelo Grupo Colaborativo em Modelagem Matemática vinculado ao GCMM-UEFS.


Materiais curriculares do GEPETICEM

Materiais curriculares produzidos pelo grupo colaborativo vinculado ao GEPETICEM/UFRRJ.


[+] outros itens


Licença Creative Commons
Todo conteúdo do ambiente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. agora só falta o php

Tarefa

[Caso deseje a tarefa em arquivo doc, para editar e usar, TAREFA.docx  ]

 


 

×

Tarefa comentada


 

×

Solução do(a) professor(a)


 

×

Narrativa do(a) professor(a)




 

×

Soluções de estudantes




 

×

Faça sua contribuição

Você pode usar,  transformar e compartilhar este material que registou uma aula cujo objetivo foi ensinar classificação de quadriláteros e suas propriedades.

Você pode fazer mais! Pode contribuir com este material, enviando:

  • uma nova versão da tarefa;
  • uma solução diferente;
  • soluções de estudantes digitalizadas, com uma pequena análise sobre a estratégia utilizada;
  • sua história de sala de aula, contando como ocorreu a utilização da tarefa ou versão modificada.

Para contribuir, você deve enviar o arquivo, em formado “.doc”, para este e-mail: educacaomatematica@ufba.br. No corpo da mensagem, informe seu nome completo, instituição, série a que se refere o material enviado, cidade, estado e país.

O Observatório da Educação Matemática publicará sua contribuição na janela correspondente ao assunto, de modo que todos os visitantes do ambiente possam ter acesso.

×

Conversando sobre o tema

×

Episódio 01

Esse vídeo mostra o professor iniciando a tarefa a partir de uma leitura coletiva com os grupos de estudantes. Essa leitura foi realizada pelo professor com a finalidade de convidar aos estudantes a realizarem a tarefa. Essa ação representa uma possibilidade de iniciar a aula, mas o professor poderá fazer o inverso, convidando os estudantes para realizar a leitura da tarefa.

×

Episódio 02

Nesse vídeo, o professor realizou a intervenção em um grupo de estudantes ao perceber que os mesmos não haviam representado corretamente 3+1/4. O professor iniciou questionando quanto equivale 1/4 a fim de explorar a representação decimal para efetuar a adição de 3 + 0,25. Nesse momento, uma estudante respondeu 3,025 e, em seguida, se corrigiu respondendo 3,25. Após isso, o professor fez a analogia do dinheiro a fim de que as estudantes explorassem a localização desse número na reta. Assim, a intervenção do professor foi fundamental para que os estudantes explorassem a localização desse número. O professor, entretanto, poderá utilizar outros caminhos além da representação decimal, como por exemplo, o mmc  ou a representação pictórica.

×

Episódio 03

Esse vídeo mostra o professor realizando uma intervenção em outro grupo de estudantes, com o objetivo que eles percebessem que entre dois números racionais existem infinitos números. Não convencido que os estudantes entenderam a densidade, o professor fez alguns questionamentos na tentativa de mostrar mais exemplos de possíveis números naquele intervalo, como por exemplo:  0,2; 0,3; 1,2; 1,235; e etc. Sugerimos que o professor mencione ou solicite exemplos de números com mais de duas casas. Portanto, essa intervenção foi importante para que os estudantes compreendessem a ideia do infinito.

×

Episódio 04

Esse vídeo se refere a socialização das questões pelo professor no quadro. Entretanto, na última questão o professor solicitou que um estudante explicasse sua resolução aos demais colegas da turma. Inicialmente, o estudante pediu aos demais a atenção para sua explicação, demonstrando exemplos de vários números na reta. Por fim, ele conclui que são infinitos. Portanto, esse momento poderá servir como uma explicação para os outros estudantes e uma apreciação para o professor acerca da linguagem natural utilizada pelos mesmos e da avaliação da aula.

×

Episódio 05

×

Episódio 06

×

Episódio 07

×

Episódio 08

×

Episódio 09

×

Comentário

Preencha o campo abaixo para enviar seu comentario:






 

×