Objetivos
Nível
8° ano
Tempo
2h aulas (100 minutos)
Conteúdo
Momentos
Introdução: Professor (a), sugerimos que antes de realizar a tarefa, leia-a juntamente com os estudantes e solicite que eles falem como estão entendendo a mesma.
Resolução da tarefa: Professor (a), para favorecer uma maior interação na realização da tarefa sugerimos que a mesma poderá ser realizada em grupos de 4 a 5 estudantes. Durante a resolução é aconselhável que o professor acompanhe-os observando as estratégias desenvolvidas por eles e, se necessário, fazer as devidas intervenções.
Socialização e Sistematização: Nesse momento você poderá aproveitar e fazer a sistematização do conteúdo, dialogando com os estudantes a respeito do que foi estudado durante a implementação e esclarecendo dúvidas que porventura persistirem. Sugerimos que o professor convide estudantes que desenvolveram soluções diferenciadas para socializá-las e analisar estas soluções com toda a turma.
Recursos
Tarefa impressa; Calculadoras; Lápis; Borracha.
Todo conteúdo do ambiente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. agora só falta o php
Você pode usar, transformar e compartilhar este material que registou uma aula cujo objetivo foi ensinar classificação de quadriláteros e suas propriedades. Você pode fazer mais! Pode contribuir com este material, enviando:
Para contribuir, você deve enviar o arquivo, em formado “.doc”, para este e-mail: educacaomatematica@ufba.br. No corpo da mensagem, informe seu nome completo, instituição, série a que se refere o material enviado, cidade, estado e país. O Observatório da Educação Matemática publicará sua contribuição na janela correspondente ao assunto, de modo que todos os visitantes do ambiente possam ter acesso. |
VÍDEO 1 - Explicando a tarefa aos estudantes
Nesse vídeo, a professora inicialmente apresenta a tarefa, indicando o conteúdo que iria ser trabalhado na aula. Essa estratégia foi utilizada com o intuito de fazer com que os estudantes compreendessem o objetivo da tarefa. Professor, sugerimos que neste momento seja feita uma identificação por meio de questionamentos sobre os termos que os estudantes não reconhecem para que as dúvidas sobre os tipos de representação dos números racionais (pictórica, fracionária, decimal e percentual) não se torne um empecilho para que eles consigam desenvolver a tarefa. Após a leitura, o professor pode solicitar para os estudantes que expliquem o que é para ser feito na tarefa e assim perceber como eles estão entendendo a mesma.
VÍDEO 2 - Relembrando a nomenclatura empregada aos termos de uma fração
Nesse vídeo, a professora ao se dirigir a uma das equipes, percebeu a dificuldade dos estudantes na identificação dos termos de uma fração. A dúvida apareceu em todas as equipes. Após algumas argumentações, uma das equipes conseguiu relembrar os referidos termos. Mesmo assim, a professora dirigiu-se à lousa para relembrar como é definido cada termo. Durante o desenvolvimento desta tarefa o professor pode estimular os estudantes a utilizar os termos formais empregado em cada representação.
VÍDEO 3 - Porcentagem têm vírgula!?
Neste vídeo, os estudantes de uma equipe discutem como deverão determinar a representação percentual equivalente a 7/8. Professor, observe que os estudantes estão partindo de uma conjectura de que “não poderia haver vírgula na representação percentual”. Além disso, uma das estudantes usa o fato de que sendo a fração própria não poderia ter como representação percentual um valor maior que 100. Assim, deveria representar por 87%. Enquanto outra aluna recorre ao procedimento de que “tem que multiplicar por 100 para encontrar a porcentagem” e nesse caso a representação seria 87,50%. Porém o argumento equivocado das estudantes de que “porcentagem não tem vírgula” parece sobrepor aos demais argumentos. Portanto, sugerimos que o professor esteja atento para as conjecturas dos estudantes ao realizarem a tarefa, elas podem ser a explicação para alguns erros cometidos pelos mesmos.
VÍDEO 4 - Socializando a estratégia de resolução de uma equipe
Nesse vídeo, a professora convidou uma estudante para mostrar como a equipe dela completou a primeira linha da tabela. O objetivo de convidar a estudante para ir à lousa foi de mostrar que o caminho que ela utilizou foi diferente das outras equipes, porém chegaram ao mesmo resultado. Professor, sugerimos que observe entre as equipes que apresentaram modos diferenciados de resolver a situação proposta e os convide a demostrar aos demais as suas estratégias.