Bem-vindo ao nosso ambiente!
Use, transforme, contribua e compartilhe!

Desenvolver o conceito de porcentagem

Objetivo

  • Desenvolver o conceito de porcentagem.

Nível escolar

7º ano

Tempo

100 minutos

Conteúdo

Porcentagem.

Momentos

Introdução: Divisão da turma em grupos e entrega da  tarefa.

Resolução da tarefa: Acompanhamento dos alunos durante a realização e resolução das questões da tarefa, intervindo quando necessário, a fim de direciona-los ao objetivo da mesma.

Socialização: Os alunos, dos seus lugares, irão mencionando como realizaram a tarefa. Para assim, discutir as diferente estratégias utilizadas.

Sistematização: A partir das falas dos alunos,  formalizar o conceito de porcentagem e mostrar suas aplicações no cotidiano.

Recursos

Tarefa impressa, lápis e borracha.

 

Episódios de sala de aula


Materiais recentes


Notícias

Lançamento do ambiente virtual do Observatório


44a. Reunião ordinária da equipe do OEM


[+] outras notícias

Biblioteca

COMMA - Colaboração Online em Modelagem Matemática

Blog dos Materiais Curriculares Educativos produzidos pelo Grupo Colaborativo em Modelagem Matemática vinculado ao GCMM-UEFS.


Materiais curriculares do GEPETICEM

Materiais curriculares produzidos pelo grupo colaborativo vinculado ao GEPETICEM/UFRRJ.


[+] outros itens


Licença Creative Commons
Todo conteúdo do ambiente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. agora só falta o php

Tarefa

[Caso deseje a tarefa em arquivo doc, para editar e usar, TAREFA.docx  ]


 

×

Tarefa comentada


 

×

Solução do(a) professor(a)


 

×

Narrativa do(a) professor(a)




 

×

Soluções de estudantes





 

×

Faça sua contribuição

Você pode usar,  transformar e compartilhar este material que registou uma aula cujo objetivo foi ensinar classificação de quadriláteros e suas propriedades.

Você pode fazer mais! Pode contribuir com este material, enviando:

  • uma nova versão da tarefa;
  • uma solução diferente;
  • soluções de estudantes digitalizadas, com uma pequena análise sobre a estratégia utilizada;
  • sua história de sala de aula, contando como ocorreu a utilização da tarefa ou versão modificada.

Para contribuir, você deve enviar o arquivo, em formado “.doc”, para este e-mail: educacaomatematica@ufba.br. No corpo da mensagem, informe seu nome completo, instituição, série a que se refere o material enviado, cidade, estado e país.

O Observatório da Educação Matemática publicará sua contribuição na janela correspondente ao assunto, de modo que todos os visitantes do ambiente possam ter acesso.

×

Conversando sobre o tema

×

Episódio 01

Este vídeo retrata o momento inicial da aula em que, a professora faz um convite aos estudantes para realizarem a tarefa. Lendo-a em voz alta afim de perceber possíveis entraves na interpretação das questões para posteriormente os estudantes solucioná-las nos seus respectivos grupos. É possível também que o professor solicite um voluntário para fazer a leitura da tarefa.
×

Episódio 02

Este vídeo retrata a interação da professora com dois grupos de estudantes enquanto solucionavam a primeira questão. A intervenção da professora fazendo questionamentos aos grupos foi importante para que os estudantes percebessem se suas conclusões estavam de acordo com o solicitado na tarefa, e também permitiu que os mesmos justificassem suas conclusões, expressando suas estratégias.
×

Episódio 03

A intervenção da professora ao questionar o grupo qual seria a porção do terreno utilizada por Paulo na divisão do mesmo em cem partes levou a estudante a encontrar a equivalência corretamente. Pedir que a estudante explicasse o seu raciocínio contribuiu para que ela entendesse os cálculos necessários. O uso da malha para representar as frações foi importante para o grupo visualizar a equivalência de frações.
×

Episódio 04

A professora ao se aproximar do primeiro grupo faz um questionamento que leva as estudantes a refletirem sobre sua resolução, e assim perceberem que um terreno e meio não era suficiente. No segundo grupo, as estudantes perceberam que um terreno e meio não era suficiente, mas não determinaram a porção necessária. Com a intervenção da professora o grupo percebeu que era necessário 160 partes. Consideramos a interação entre a professora e os grupos importante para construção do conhecimento dos conceitos. Aqui o professor pode fazer questões que estimule os estudantes a fazerem composições com as porcentagens já encontradas por ele, a fim de observar quantos terrenos serão necessários.
×

Episódio 05

×

Episódio 06

×

Episódio 07

×

Episódio 08

×

Episódio 09

×

Comentário

Preencha o campo abaixo para enviar seu comentario:






 

×