Objetivo
Reconhecer e explorar relações de interdependência nas grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Nível escolar
7º ano
Tempo
150 minutos (3h/aula de 50minutos)
Conteúdo
Relação de proporcionalidade entre grandezas.
Momentos
Introdução: Inicialmente professor, a turma deverá ser organizada em grupos (duplas ou trios) para em seguida entregar a tarefa. Sugerimos que se faça a leitura da tarefa com a turma e concomitantemente a explicação de cada questão.
Resolução da tarefa: Para a resolução da tarefa sugerimos, que o professor acompanhe os estudantes durante a construção dos retângulos, bem como no preenchimento das tabelas. Logo após, peça-os para responderem as perguntas da tarefa.
Sistematização: O professor, pode sistematizar a tarefa a partir da socialização das respostas dos estudantes, e então apresentar os conceitos referentes a grandezas direta e inversamente proporcionais.
Recursos
Tarefa, régua, papel milimetrado ou quadriculado.
Todo conteúdo do ambiente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. agora só falta o php
Você pode usar, transformar e compartilhar este material que registou uma aula cujo objetivo foi ensinar classificação de quadriláteros e suas propriedades. Você pode fazer mais! Pode contribuir com este material, enviando:
Para contribuir, você deve enviar o arquivo, em formado “.doc”, para este e-mail: educacaomatematica@ufba.br. No corpo da mensagem, informe seu nome completo, instituição, série a que se refere o material enviado, cidade, estado e país. O Observatório da Educação Matemática publicará sua contribuição na janela correspondente ao assunto, de modo que todos os visitantes do ambiente possam ter acesso. |