Objetivo
Explorar a localização de números racionais em suas representações fracionárias e decimais na reta numérica
Nível escolar
7º ano
Tempo
3h aulas
Conteúdo
Reta numérica;
Números racionais representados por fração e por decimais.
Momentos
Introdução: Professor (a), sugerimos que realize a leitura da tarefa e, paralelamente, busque sondar se eles conhecem representações diferentes do número racional, e se for preciso explique que os pontos a serem localizados tratam-se de números racionais. Isso ajudará a Além disso, poderá solicitar a formação de duplas ou grupos para responder as questões da tarefa, de modo que os estudantes possam compartilhar conhecimentos. Essa organização não é fixa, uma vez que depende do conhecimento sobre os estudantes, o número de impressões da tarefa e da perspectiva do professor.
Resolução da tarefa: Professor (a), você poderá circular na sala de aula a fim de observar como os estudantes estão respondendo e sanar suas possíveis dúvidas. Tente não responder ou mostrar “o” caminho, mas elaborar perguntas que possam fazer com que os estudantes criem seus próprios caminhos. Assim, o professor assume o papel de mediador no desenvolvimento da tarefa.
Socialização e Sistematização: Caro professor, depois que os estudantes finalizarem a tarefa sugerimos que aproveite esse momento para e fazer a socialização dos resultados na lousa, dialogando com os estudantes a respeito de como eles encontraram a resposta. Desse modo, os estudantes poderão visualizar as formas que cada grupo desenvolveu. Em seguida, poderá sistematizar o conteúdo proposto e a ideia do infinito na reta numérica.
Recursos
Tarefa impressa
Lousa
Lápis, caneta e borracha
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Esse vídeo mostra o professor iniciando a tarefa a partir de uma leitura coletiva com os grupos de estudantes. Essa leitura foi realizada pelo professor com a finalidade de convidar aos estudantes a realizarem a tarefa. Essa ação representa uma possibilidade de iniciar a aula, mas o professor poderá fazer o inverso, convidando os estudantes para realizar a leitura da tarefa.
Nesse vídeo, o professor realizou a intervenção em um grupo de estudantes ao perceber que os mesmos não haviam representado corretamente 3+1/4. O professor iniciou questionando quanto equivale 1/4 a fim de explorar a representação decimal para efetuar a adição de 3 + 0,25. Nesse momento, uma estudante respondeu 3,025 e, em seguida, se corrigiu respondendo 3,25. Após isso, o professor fez a analogia do dinheiro a fim de que as estudantes explorassem a localização desse número na reta. Assim, a intervenção do professor foi fundamental para que os estudantes explorassem a localização desse número. O professor, entretanto, poderá utilizar outros caminhos além da representação decimal, como por exemplo, o mmc ou a representação pictórica.
Esse vídeo mostra o professor realizando uma intervenção em outro grupo de estudantes, com o objetivo que eles percebessem que entre dois números racionais existem infinitos números. Não convencido que os estudantes entenderam a densidade, o professor fez alguns questionamentos na tentativa de mostrar mais exemplos de possíveis números naquele intervalo, como por exemplo: 0,2; 0,3; 1,2; 1,235; e etc. Sugerimos que o professor mencione ou solicite exemplos de números com mais de duas casas. Portanto, essa intervenção foi importante para que os estudantes compreendessem a ideia do infinito.
Esse vídeo se refere a socialização das questões pelo professor no quadro. Entretanto, na última questão o professor solicitou que um estudante explicasse sua resolução aos demais colegas da turma. Inicialmente, o estudante pediu aos demais a atenção para sua explicação, demonstrando exemplos de vários números na reta. Por fim, ele conclui que são infinitos. Portanto, esse momento poderá servir como uma explicação para os outros estudantes e uma apreciação para o professor acerca da linguagem natural utilizada pelos mesmos e da avaliação da aula.